Conhecendo melhor a doença urinária do seu gato
Descobrir que o seu gato sofre de doença urinária, pode ser perturbante, especialmente porque os problemas urinários podem por vezes tornar-se emergência médicas ou mesmo recorrentes e desagradáveis para o seu gato. Enquanto as causas dos problemas urinários são complexas, pode estar seguro que existem uma série de medidas simples que podem ajudar o seu gato a sentir-se melhor. Nesta informação vamos ajudá-lo a perceber melhor a doença urinária do seu gato e explicar como alimentá-lo com uma dieta especificamente formulada para o maneiro dos problemas urinários não é apenas uma parte importante do tratamento da doença, mas também de prevenir futuros episódios.
DOENÇA COMUM EM GATOS
A Doença do Trato Urinário Inferior Felino (DTUIF), é uma doença comum em gatos. Os Gatos bebem pouca água e produzem uma urina muito concentrada, e como consequência, estão mais predispostos a desenvolver problemas urinários.
“AVISO”
Gatos com uma obstrução urinária total sentem um desconforto cada vez maior. Uma obstrução é uma emergência e deverá levar o seu gato ao veterinário para obter Tratamento imediato.
Os cálculos urinários são normalmente detetados ou confirmados por raios-X ou por ultrassons. O seu veterinário irá provavelmente recomendar também algumas análises à Urina e ao sangue para despistar as causas subjacentes.
O QUE É A Doença do Trato Urinário Inferior Felino (DTUIF)?
A DTUIF pode ser causada por cristais ou pedras compostas por minerais que existem naturalmente na urina dos gatos. Estruvite e oxalato de cálcio são o tipo mais comum de cristais e pedras. Estes irritam o trato urinário pela sua presença e/ou bloquei total do sistema urinário.
Nos gatos, a DTUIF pode também ser causada pelo stress que pode induzir uma cistite idiopática felina (inflamação da bexiga). É importante lembrar que na maioria dos casos é difícil identificar a causa da DTUIF, e muitas vezes a causa é desconhecida.
QUAIS OS SINAIS DE DTUIF
- Dificuldade em urinar
- "Chorar" enquanto urinam
- Lamber excessivamente a zona genital
- Urinar fora da liteira
- Sangue na urina
- Comportamento de medo, nervoso e agressivo (em alguns gatos)
FATORES DE RISCO QUE CONTRIBUEM PARA DTUIF
- Baixo consumo de água
- Ter excessivo peso ou ser obeso
- Esterilização, especialmente em machos
- Gatos de interior com pouco ou nenhum acesso ao exterior
- Pouco exercício
- Stress emocional ou ambiental
- Stress relacionado com lares-multi gato ou alterações bruscas na rotina diária
Os cálculos urinários são dolorosos podem provocar um bloqueio que impeça o seu cão de urinar normalmente
Alguns cães formam cálculos urinários na sua bexiga (ou, ocasionalmente, noutros locais do sistema urinário). A razão pela qual isto acontece é complexa e não está completamente esclarecida. Os cálculos urinários são dolorosos podem provocar um bloqueio que impeça o seu cão de urinar normalmente. O controlo com uma dieta adequada faz parte do tratamento dos cálculos urinários e/ou ajuda a prevenir a sua ocorrência.
QUAIS OS SINAIS DOS CÁCULOS URINÀRIOS ?
A gravidade destes sinais varia entre os cães. Normalmente, a presença de cálculos na bexiga é detestada ou confirmada através de radiografia. É provável que o seu médico veterinário também recomende a realização de alguns exames de urina ou de sangue para investigar causas subjacentes.
Quando os cálculos se formam na bexiga provocam uma irritação na sua parede, o que pode ser doloroso e causar hemorragias .
Os sinais mais comuns são:
- Sangue na urina
- Aumento da frequência urinária
- Aumento da urgência em urinar
- Dor e/ou dificuldade em urinar
COMO SE FORMAM OS CÁLCULOS NA BEXIGA DO CÃO
Vários fatores podem contribuir para a formação de cálculos unriários.
- Infeções
- Alterações do ph urinário
- Concentrações elevadas de alguns minerais na urina, como a cálcio, magnésio, fósforo e amónia
- Presença (ou ausência) na urina de inibidores da formação de cálculos
COMO SE TRATAM OS CÁLCULOS
Na maioria dos casos de cálculos está envolvida uma infeção bacteriana, pelo que é necessário um tratamento antibiótico. No entanto, independentemente de estar presente ou não uma infeção, é necessário remover os cálculos. Dependendo das especificidades do seu cão, o médico veterinário poderá recomendar uma das seguintes opções.
- Uma intervenção cirurgia
- A alimentação com uma dieta especifica para ajudar a dissolver os cálculos