Segunda - Sexta: 10h00 - 19h00 - Sábado: 10h00 - 13h00
296 683 200

É BOM SABER. Durante o trajeto, coloque a caixa de transporte de forma segura no carro, de modo que não se movimento e que o gato não sinta stress.
Escolha uma caixa de transporte que tenha uma parte superior facilmente extraível.

1- Escolha uma caixa de transporte robusta que se abra por cima e á frente e que, além disso, possa ser totalmente aberta pela metade superior para permitir examinar o gato sem que este seja preciso que esta saia da mesma.

2- Em casa, coloque a caixa de transporte sempre num local visível ao gato para que esta se torne num elemento familiar para ele..

3- Tente que a caixa de transporte seja o mais cómoda e familiar possível colocando uma peça de roupa com o seu odor e com o odor do gato. 30 minutos antes de sair de casa, pulverize a peça com spray de feromonas felinas (Feliway). É recomendável que leve outra peça de roupa para utilizar no trajeto de volta, para o caso do seu gato enjoar ou urinar na caixa de transporte.

4- Para conseguir que o gato entre na caixa de transporte, pegue-lhe com calma e coloque-o na mesma com cuidado através da abertura frontal ou da parte superior da caixa de transporte aberta, e feche a caixa assim que o gato se encontre no seu interior. Se o gato se mostrar reticente em entrar, pode envolvê-lo numa toalha impregnada com o seu odor e/ou com feromonas e colocá-lo com cuidado dentro da caixa de transporte.

5- Nunca leve o gato solto no carro

6- No carro, evite que a caixa de transporte se movimente, colocando-a de forma segura no apoio para os pés na parte traseira do assento frontal ou utilizando um cinto de segurança. Conduza com cuidado, evite ter o rádio muito alto e fale tranquilamente com o seu gato para o acalmar. Quando mais tranquilo estiver o dono, melhor se sentirá o gato. Alguns gatos gostam de olhar para o exterior do carro, mas a maioria prefere que a caixa de transporte esteja coberta durante a viagem.

7- Quando caminhar com a caixa de transporte, tente que esta não balance nem bata contra as suas pernas.

8- Ao chegar à clínica veterinária, pergunte se existem zonas de espera específica para gatos. Coloque a parte frontal da caixa de transporte virada para si, em vez de a colocar de frente para os outros gatos, e mantenha a caixa coberta com uma toalha.

9- Para do trajeto de volta, siga os mesmos conselhos.

10- Se tiver vários gatos, tome precauções quando levara um dos gatos de volta para casa. Deixe o gato que volta a casa alguns minutos na caixa de transporte e observe a reação dos restantes gatos. Se todos os gatos permanecerem tranquilos, pode abrir a caixa de transporte para que o gato se junte aos seus companheiros. Caso detecte alguma tensão, é provável que tal se deva ao facto de o gato que volta a casa trazer consigo odores da clínica. Se isto acontecer, mantenha o gato que volta a casa numa soalhada à parte; com a sua areia, comida e água, durante 24 horas até que fique com um odor mais familiar.